bg_interactivas What the World Eats Urb.ag NikeFuel Weather Act
What the World Eats
www.nationalgeographic.com/what-the-world-eats/

What the World Eats é um projecto criado pela serie National Geographic’s Future of Food e Fathom Information Design, e tem como objetivo central comparar as diferentes dietas e padrões de consumo entre vários países, nos últimos 50 anos. Este projecto mostra os itens alimentares que fazem parte da alimentação diária dos países em estudo e dá a conhecer uma visão detalhada do consumo de carne por pessoa a nível nacional. Quer seja influenciado por relações entre povos, economias em crescimento, religiões institucionalizadas ou por alterações de condições ambientais, a comida que cada pessoa consome, depende do sitio onde habita. É possível o utilizador comparar o consumo de alimentos e calorias entre os vários países, como também é possível explorar as circunstâncias estruturais que mais influenciam a dieta das pessoas por todo o mundo. A informação utilizada foi retirada do Food and Agriculture Organization of the United Nations Statistics Division. Os valores reflectem o consumo doméstico de comida em cada país ou região entre 1961 e 2011. Os grupos alimentares e as unidades de medida, variam ligeiramente dos retratados no website da FAOSTAT. A interacção do utilizador com o web site depende das escolhas dos diferentes países ou regiões de modo a ver as alterações dos padrões de consumo. Ao clicar nas diferentes opções tem-se acesso a informações especificas. Por exemplo, se se seleccionar ‘gramas’, observa-se a quantidade de comida consumida por pessoa em cada local. Em alternativa, pode-se observar a separação por calorias, com o fim de medir a comida que se transforma em energia. As percentagens no gráfico reflectem a proporção de cada item alimentar dentro de cada dieta.

Urb.ag
www.urb.ag

Urban agriculture foi um projecto criado pela Fathom Information Design em colaboração com Mayor’s Office of Food Initiatives, Boston Redevelopment Authority, e City of Boston. A aplicação urb.ag dá a possibilidade de perceber o quê, onde, e como o utilizador pode cultivar ou ter viveiros dentro dos limites da cidade de Boston. Ao procurar um local, seja num telhado ou no solo, a aplicação web simplifica código complexo, dando aos agricultores ou empresários informação simplificada e possível de ser compreendida, sobre os passos que serão necessários para começar uma industria agrícola. Entre plantas de solo, hidroponia, aquaponia, ou manter abelhas e galinhas, a urb.ag é uma fonte educacional que mostra como é possível trazer a agricultura para a cidade. O processo é baste intuitivo e simples, basta seleccionar uma localização, para começar, aqui é apresentada uma parcela de informação sobre a localização seleccionada. Posteriormente são apresentadas as oportunidades de cultivo que são possíveis para o local seleccionado e para a sua comunidade. Finalmente, o utilizador escolhe uma actividade e a aplicação dá informações mais detalhadas sobre os próximos passos, de modo a ter sucesso. Por fim, é possível partilhar a experiência nas redes sociais.

Plant your commercial farm in Boston

This application integrates Boston Zoning Code with Article 89 to act as a preliminary guide for the opportunities available in commercial urban agriculture. The app was created by Fathom Information Design, in collaboration with the Mayor's Office of Food Initiatives, the Boston Redevelopment Authority, and the City of Boston. This project was supported by the John S. and James L. Knight Foundation.

NikeFuel Weather Activity
www.weather.yearinnikefuel.com/

Em parceria com a Nike, a Fathom Information Design criou o NikeFuel Weather Activity, um website que conecta a actividade da Nike+ FuelBand de 2013 (um produto da marca Nike) com os dados da meteorologia local, o que permite ao utilizador observar como as temperaturas diárias, e os seus factores chuva, neve ou sol afectam as pessoas, gerando padrões nacionais do movimento nos EUA. O website é composto por um mapa interactivo que ilustra como os estados e as regiões reagem, de modos diferentes, às mudanças de temperatura. Pode-se ver, por exemplo, que, o que é considerado uma temperatura alta numa determinada região, é uma temperatura baixa noutra. O site permite também que os utilizadores da Nike+ FuelBand consultem estatísticas personalizados e gráficos interactivos, de modo a cada indivíduo ter informação personalizada e actualizada, assim como os seus padrões de actividade diária. É ainda disponibiliza informação sobre o impacto que a meteorologia tem no indivíduo e nos seu rendimento relacionado com o exercício físico. Os utilizadores da Nike+ FuelBand conseguem observar as nuances entre a sua actividade geral e a quantidade de exercício que fazem consoante as temperaturas registadas, o que lhes permite perceber a temperatura que melhor lhes serve e assim, encontrar o ambiente em que se encontra mais confortável para fazer exercício fisico. O NikeFuel Weather Activity dá assim a conhecer o impacto que a meteorologia tem nos padrões de comportamento.