bg_info Tarantula Visualize Pi
Tarantula
www.bbc.com/inside-a-giant-spider

As Tarântulas podem medir até doze centímetros de diâmetro, são predadores de insectos muito habilidosos ​​e são até capazes de enfrentar alguns animais de porte relativamente grande como ratos e pássaros. Apesar disto, geralmente não são consideradas perigosas para os seres humanos quando se tomam as devidas precauções. Embora seja simples descrever estes animais num parágrafo, explicar o seu corpo e os seus ‘mecanismo’ básicos torna-se mais complexo. Assim, a BBC earth, criou uma infografia animada que tem como objectivo dar a conhecer o corpo de uma tarântula, de modo a observar como ela se move, respira, caça e como se defende. Para este fim, são utilizadas pequenas animações que ilustram as acções do animal e tornam perceptíveis as suas reacções. Em primeiro lugar encontra-se a explicação do sistema defensivo da tarântula e a sua acção como um animal predador. Numa segunda fase é apresentada a sua alimentação e digestão. De seguida é explicado o sistema circulatório da aranha e os seus movimentos, seguidos da respiração e das teias.

Visualize Pi

Visualize Pi foi um conceito desenvolvido pela artista Ellie Balk e pelo professor de matemática Nathan Affield em colaboração com alunos da The Green School. Em 2011 a artista e o professor estavam a trabalhar com duas turmas, na disciplina de estatística, onde era pretendido examinar o corpo de estudantes de modo a criar um histograma por toda a extensão da escola. No ano seguinte, os alunos exploraram as mudanças climáticas, através de padrões de visualização de informação e desenvolveram um projecto em colaboração com o Borinquen Plaza Senior Center, entre outras pessoas de fora da comunidade escolar. Em 2013, os estudantes construíram a imagem de uma espirar baseada na sequência de Fibonacci e exploraram a sua relação com o número Pi. Este número foi representado por um gráfico em forma de espiral, com um código de cor. Aqui, os números são vistos como blocos de cor em que o tamanho varia proporcionalmente dentro do espaço de retracção da espiral, permitido visualizar a forma do Pi. Por fim, em 2014, o projecto que foi apresentado consistia na visualização do Pi através de um gráfico que se assemelhasse a uma onde de som. As cores mudam à medida que é representado um número primo que componha o Pi, de modo a ser possível observar os padrões de números primos. Este moral situa-se em East Williamsburg, Brooklyn.

Visualize Pi insere-se num contexto social onde é pretendido que os estudantes interajam com a sua comunidade através da visualização de informação.